É cada vez mais comum o Home Office, o trabalho em casa, mas essa realidade oferece dois aspectos importantes: Desafio e Oportunidade, que podem levar você ao sucesso, ou ao fracasso.

Se, por um lado Home Office é a oportunidade de uma melhor Gestão de Tempo, garantia de qualidade de vida, presença na família, de outro lado é o desafio da disciplina, da compreensão ampla, total e irrestrita de valoração do trabalho.

Garanta a produtividade trabalhando em Home office, seguindo essas 5 dicas:

  1. Começando o dia: Acorde, banhe-se, vista-se com roupas confortáveis, mas compatíveis com a atividade profissional. Esqueça o pijama! É uma boa oportunidade para fazer o desjejum com os filhos, com os familiares, ou sozinho, mas com calma, e como você não tem o gasto de tempo de locomoção, pode aproveitar para se exercitar em casa, fazer uma pequena caminhada.
  2. Local adequado: Escolha em sua casa, o lugar ideal para montar seu escritório. Se você não tiver um escritório em casa, escolha aquele cômodo onde você possa ficar alheio à rotina doméstica, longe das crianças e dos pets. Esqueça a TV, o telefone doméstico e a cama!
  3. Crie uma rotina: Administre com inteligência emocional o seu tempo de trabalho, garantindo PRODUTIVIDADE com qualidade de VIDA. Por exemplo, se for trabalho o dia inteiro de casa, separe estes 3 períodos:
    • Primeiro período (4 horas): Foco na atividade profissional. Pequena pausa (5-10min) para um lanche matutino e uma rápida olhada nas redes sociais;
    • Intervalo para almoço (1 hora): Pode ser aproveitado para confraternização familiar, pequena sonequinha, atividades pessoais (questões bancárias, redes sociais, etc.);
    • Segundo período (4 horas): Retorno ao foco nas atividades profissionais. Pequena pausa para o lanche vespertino (5-10 min) como no período da manhã.
  4. Aprimoramento profissional: Findo o período de trabalho, dedique 1 hora para aprimoramento profissional, como leitura de um livro técnico, um curso on-line, preparo da agenda profissional do dia seguinte, etc.
  5. Aproveite seu tempo livre: Dedique o tempo que usaria para o translado diário (1-2 horas) para aproveitar com a família e amigos, faça atividades que lhe dê prazer e alegria.

Seguindo essas pequenas 5 dicas, você vencerá o desafio e terá sucesso no Home Office, aproveitando a oportunidade de trabalhar em casa, sem o estresse do trânsito, do deslocamento até o seu ambiente de trabalho.

Bom trabalho com Alta Performance!

____________________

Melcina Moura Moreno.
Neuropsicóloga, Coach de Alta Performance, Trainer e Palestrante.
www.melcinacoaching.com.br