A tecnologia da informação (TI) está presente na vida de muitas pessoas, principalmente para as que convivem em ambientes corporativos, e vai além dos sistemas utilizados no dia a dia, em computadores e notebooks.

A evolução tecnológica trouxe novas tendências que estão ganhando destaque nesse mercado, como a inteligência artificial e o avanço da tecnologia em nuvem para objetos inteligentes e a internet das coisas, que possibilitam a coleta, o processamento e a troca de dados próximos da fonte.

Segundo um estudo realizado pelo Gartner, uma das mais influentes empresas de consultoria em TI do mundo, outra novidade que deve ganhar espaço nos próximos três ou quatro anos e gerar negócios inovadores é o blockchain. Você já deve ter ouvido falar no bitcoin, essa moeda digital tem despertado interesse em investidores de todo o mundo. O blockchain é o sistema que registra todas as transações realizadas com bitcoins e garante a segurança contra a ameaça dos hackers.

Diante dessas e outras novas tecnologias, vamos ensinar neste artigo 7 maneiras de aproveitar as oportunidades para alavancar os negócios da sua empresa.

#1 Participe de eventos

Existem diversas atividades educativas, interativas e sociais: cursos, conferências, congressos, seminários, palestras, workshops e outros tipos de evento que, além de agregar conhecimento, facilitam a ampliação da network, porque proporcionam o contato direto com as principais autoridades e fornecedores do segmento de TI, e dão oportunidade para se mostrar engajado com seu propósito profissional.

Ficar atento às notícias das revistas e jornais especializados ajuda a não perder as datas. O portal de eventos Eventbrite organizou uma lista com os principais eventos de tecnologia em 2018, saber escolher aqueles que mais combinam com a sua área de atuação faz toda a diferença na hora de aproveitar o conteúdo, dar um “up” no currículo sympla.com.br e na carreira. Outras plataformas, como o Meetup e a Sympla, também podem ser úteis.

#2 Acompanhe páginas com conteúdo especializado

Sabemos que existe uma imensa quantidade de páginas e blogs gratuitos com textos especializados e informações valiosas sobre tecnologia para profissionais de TI, os portais CIO, TI Inside e ITF365 são grandes exemplos, e acompanhar essas notícias é uma boa maneira de se manter atualizado sobre os temas e novidades do mercado. Procure acompanhar instituições conhecidas, que se comprometem com a qualidade do que compartilham. É importante buscar o conhecimento de fontes seguras, principalmente ao realizar pesquisas para a solução de problemas específicos.

Outra forma de consumir conteúdo de qualidade é assinar revistas especializadas. Algumas pedem apenas um cadastro rápido, outras disponibilizam publicações mais aprofundadas e periódicas a baixo custo.

#3 Cuide da presença digital

As redes sociais são uma realidade do cotidiano dos profissionais atuais. O LinkedIn, por exemplo, permite a conexão entre as pessoas da mesma área de atuação e facilita o contato entre empresas e seus colaboradores, tanto com os atuais quanto futuros, através de buscas por palavras-chave, cargos, experiência e competências.

Mantenha seu perfil sempre atualizado, compartilhe e interaja com posts relacionados ao mercado de TI. Quanto mais conectado a outros profissionais, mais acesso às novas práticas de outras companhias você terá. Cuide para que suas publicações em outras redes pessoais, como o Facebook e Instagram, não atrapalhem a credibilidade do seu perfil na rede profissional.

Tão importantes quanto seus perfis, as páginas da sua empresa também demandam cuidado, trabalho e uma boa frequência de publicações relevantes para cultivar o bom relacionamento com o seu público e atrais novos clientes. Defina um objetivo, trace uma estratégia, faça um bom planejamento e separe um investimento mensal para ter bons resultados.

Participe de grupos e comunidades

Os grupos de Facebook e LinkedIn também são excelentes canais para compartilhar e adquirir conhecimento, além de se conectar e conhecer pessoas influentes do meio. Compartilhando suas ideias você também pode se tornar um influenciador digital e atrair visibilidade para os seus negócios.

Acompanhe influenciadores e personalidades do segmento de TI

Acompanhe as redes sociais, blogs e páginas de profissionais do segmento de TI, que atuam a mais tempo no mercado e já construíram uma relação de confiança com os profissionais da área. Aproveite o que eles têm a mão para aprender como se posicionar, desenvolver sua imagem e da sua empresa.

#4 Entenda seus concorrentes

Analise o perfil de seus concorrentes para estar por dentro do que eles estão fazendo para ter sucesso. Os preços praticados, a qualidade dos serviços prestados e as formas de atender aos clientes são os principais pontos de atenção. Identificar concorrentes potenciais também é importante para sair na frente nas estratégias de vendas.

Identifique as empresas que oferecem produtos e serviços similares, defina seus pontos fracos e fortes, possíveis ameaças e oportunidades de negócios para promover ações que favoreçam o posicionamento da sua marca.

Outra dica é apostar nas práticas que estão dando certo: investir em uma boa estrutura, disponibilizar formas de pagamento flexíveis, dar um atendimento personalizado e procurar manter um bom relacionamento para fidelizar os clientes.

#5 Faça um planejamento

Se planejar é fundamental em qualquer área. Uma boa prática é ter controle sobre o tempo gasto nas atividades ao longo do dia e calcular o valor dos serviços e prazos com base nessas informações.

Você também pode usar metodologias, como a japonesa 5W2H, que se baseia nas respostas para 7 perguntas: o que deve ser feito, porque o projeto será executado, quem vai executar, quando cada etapa deve estar pronta, onde será realizado, como será feito e quanto vai custar. Colocar as perguntas lado a lado em uma planilha dará a visão necessária para montar um cronograma.

Mudanças podem acontecer ao executar o planejamento, já que o mundo corporativo costuma sofrer atualizações e, como mencionamos no início deste artigo, o mercado de TI está em constante evolução.

#6 Busque conhecimento e certificações

As certificações em TI demonstram que você realmente tem técnica e entende do que faz, além disso, esse mercado exige muita experiência.

O Guia Salarial de 2018, da Robert Half Technologies, aponta as certificações mais valiosas em várias áreas, entre elas, destacamos Cisco, SAP, Oracle, CISSP, Microsoft e RedHat no mercado de TI.

Além de aprimorar conhecimentos, procure ser autodidata. Não é preciso tornar-se um gênio da informática, mas ter proatividade e estar ligado às novidades é essencial para se manter entre os profissionais mais respeitados da área.

#7 Aproveite as ferramentas gratuitas

Para escolher as melhores ferramentas, procure referências na web e indicações de outros profissionais. Algumas delas, inclusive, são gratuitas e perfeitas para PMEs, que ainda não dispõem de verba para investimento em sistemas de gestão.

Alguns exemplos são o Alfresco Community, sistema de gestão de documentos opensource; a Rescue Time, ferramenta de medição de produtividade e a Gantter, utilizada para criar planilhas e visualização de gráficos de gannt.

E, se precisar contratar profissionais, você pode efetivar seu cadastro gratuito na Tasked para publicação de projetos, contratação por horas trabalhadas e com total transparência sobre a evolução dos trabalhos.