Conheça melhor a Tecnologia da Informação

//Conheça melhor a Tecnologia da Informação

Conheça melhor a Tecnologia da Informação

O mercado de TI está integrado por toda a parte, com o avanço dos sistemas digitais e equipamentos eletrônicos e pode ser inserida desde a agricultura, às vendas em e-commerce.

O profissional da área de TI, é responsável pela organização e gestão de diversos conteúdos digitais, desde a concepção de produtos de infraestrutura, seus interpretadores, desenvolvedores, programadores e gestores para manter estes produtos com a devida operação. A rápida evolução tecnológica faz com que o profissional precise estar sempre atento as novas técnicas e formas de desenvolvimento. Apto a se adaptar o mais rápido possível às mudanças constantes do mercado, pois só assim é possível sair na frente de seus concorrentes.

Por ser uma área muito ampla, com muitas ferramentas desenvolvidas diariamente para serem utilizadas nos mais diferentes setores de uma organização, os seus profissionais devem estar preparados para dar, utilizar e suportar os mais variados tipos de softwares.

A Tecnologia da Informação pode ser dividida em algumas vertentes:

Infraestrutura

Geralmente, são tecnologias que viabilizam o acesso à informação, sendo constituída de Redes, Processamento (servidores) e Armazenamento (storage). Esta área de tecnologia está vivendo um momento de grande transformação com a chegada da computação em nuvem (Cloud), com soluções como o AWS, o Azure e o Google Cloud.

Desenvolvimento web

Dentro do universo da programação, vale destacar a programação web, responsável pela criação e funcionamento de sites, fóruns, portais e aplicações voltados para o ambiente da internet, sendo acessado através de um navegador web. Este desenvolvimento utiliza-se das linguagens de programação de alto nível, tais como as mais comuns no mercado: Java, Ruby, PHP e ASP. Além do mais, existem APIs que possibilitam a integração de serviços multiplataformas, consumindo serviços de diversas fontes da internet, independente da linguagem e plataforma utilizada para o desenvolvimento.

Segurança Cibernética

É uma área muito valorizada atualmente, pois com o uso da internet para se fazer cada vez mais processos de negócio e novas plataformas surgindo, novas ameaças. O profissional responsável pela segurança cibernética, deve estar atento às novidades de tecnologias, para evitar qualquer possível código malicioso que danifique suas informações e as informações de relevância para o cliente, sobretudo nas vendas online.

Inteligência Artificial

O desafio de fazerem máquinas atuarem, pensarem e decidirem como seres humanos hoje é um dos grandes desafios da programação. A Inteligência Artificial vem pra prever determinados movimentos que o usuário irá ter, seja apresentando desde propagandas que podem ser de interesse pessoal, a melhor rota a ser tomada a partir da sua localização ou reconhecendo um rosto em uma foto em uma rede social, etc.
Os meios que utilizamos ao ensinar os computadores a pensar são de diferentes setores da ciência da computação, como: Machine Learning, Deep Learning, Processamento de Linguagem Natural e assim por diante. Todos esses termos juntos compõem tudo o que é a inteligência artificial e apontam para um futuro em que nossas plataformas e sistemas terão inteligência suficiente para aprender com nossas interações e dados.

Mercado de TI no Brasil

Apesar do cenário econômico atual do Brasil o mercado de Tecnologia continua apresentando bons resultados, segundo a 29º Pesquisa Anual do Uso de TI, os investimentos na área continuam em crescimento, a maturidade aumentou mesmo com a economia retraída nos últimos anos.

No Brasil, ainda que de forma discreta, os serviços de consultoria relacionados ao Analytics vão crescer 18% em relação a 2017, e os gastos totais incluindo infraestrutura, softwares e serviços devem atingir US$ 3,2 bilhões.

As transformações tecnológicas são responsáveis pelo o avanço da área pois é impossível imaginar o mundo sem tecnologia e sua infinidade de possibilidades e modelos, o que antes era um diferencial, hoje se tornou necessidade. Assegurar investimentos em tecnologia é pensar no futuro.

2018-06-29T11:17:27+00:00