Desafios de um Consultor Independente de TI

/, Sem categoria/Desafios de um Consultor Independente de TI

Desafios de um Consultor Independente de TI

A vida de consultor de TI pode ser tentadora. Afinal, é uma maneira eficiente se tornar financeiramente independente. Graças a evolução tecnológica, cada vez mais empresas precisam desse tipo de profissional.

Mas essa carreira não é sem problemas. Vamos ver alguns dos desafios de ser um consultor independente de TI e possíveis soluções.

Onde Trabalhar?

Essa é uma pergunta muito comum entre os freelancers. Muitos optam pelo home office, por ser uma alternativa conveniente. Afinal, é um ganho de tempo não precisar lidar com o transporte público, além de ser uma maneira de poupar dinheiro.

Porém, esse tipo de trabalho apresenta alguns problemas. Em primeiro lugar, é preciso muita disciplina para manter uma rotina de trabalho em casa, sem deixar se afetar por distrações ou apenas relaxar. Além disso, o isolamento afeta muitos trabalhadores independentes.

Por isso, os espaços de trabalho compartilhados são uma ótima alternativa. O Beer Coffee, por exemplo, é uma plataforma que oferece uma rede com mais de 200 espaços compartilhados, para quem precisa da rotina de ir pro trabalho e não quer sofrer com o isolamento.

Gestão Contábil e financeira

Um outro problema para o profissional PJ é a gestão contábil. É natural não prestar atenção nesse aspecto fundamental do gerenciamento especialmente para um profissional autônomo que normalmente possui poucos fatores que contribuem a renda.

Um erro comum, por exemplo, é não manter uma linha de despesas separadas entre o pessoal e o profissional. Isso pode gerar confusões e uma dificuldade de avaliar a rentabilidade do negócio.

Felizmente, existem diversas ferramentas que provêm esse tipo de ajuda, desde aplicativos de controle financeiro, ou mesmo o Excel, até empresas especializadas em contabilidade para pequenos negócios e profissionais autônomos, como .

Além disso, a maioria dos apps bancários possui integração com softwares de gestão financeira. Ferramentas de gestão como o ContaAzul, a ZeroPaper e o Granatum facilitam ainda mais esse processo.

Prospecção de Clientes e Parceiros

Ninguém trabalha sozinho e afinal um consultor de TI também precisa de parceiros e, especialmente, clientes. É difícil sair do escritório ou do home office para “bater na porta” de um respectivo cliente para oferecer o seu serviço.

Felizmente, existem redes, como o LinkedIn, para facilitar muito as conexões profissionais. E como o ramo de TI está mais naturalmente associado a tecnologia todos ficam à vontade nesse tipo de ambiente. Além disso, existem ainda empresas, como a Tasked, que fazem o serviço de alocar profissionais para vagas no ramo da tecnologia.

Gestão de Clientes

Uma vez que os clientes sejam alcançados é preciso estar atendo às necessidades deles. O CRM, ou Customer Relationship Manager, é uma ferramenta para gerenciar o relacionamento com o cliente. Um consultor de TI, por exemplo, pode conferir o histórico de serviços e a partir dele oferecer soluções ou atualizações para melhorar o desempenho.

PipeDrive, Bitrix24 e Agendor são exemplos de ferramentas para gestão

O PipeDrive oferece principalmente a gestão de funil, previsão de vendas e integração de e-mails. Com o Bitrix24 é possível também criar landing pages e peças de e-mail marketing personalizados para o trabalho de marketing com os clientes. Já o Agendor está focado nos lembretes das visitas agendadas e compromissos, tanto por e-mail como pelos aplicativos.

Dicas para atender às novas exigências dos clientes

Em outros posts que compartilhamos aqui no blog, como Pequenas Atitudes para encantar o seu cliente e Três gerações, três jeitos de pensar damos dicas de como pequenas atitudes são essenciais para manter a carteira de clientes e atender às novas exigências da Geração X, que presenciou diversos avanços tecnológicos, mas ainda tem prioridades que entram em conflito com essas inovações.

A carreira de consultor de TI nunca esteve mais forte. A alta demanda, graças a disseminação da tecnologia em combinação com excelentes ferramentas, geram ótimas oportunidades. É preciso saber aproveitá-las.

2018-04-24T17:11:01+00:00