Você já pode ser considerado um profissional de TI sênior? Descubra agora.

//Você já pode ser considerado um profissional de TI sênior? Descubra agora.

Você já pode ser considerado um profissional de TI sênior? Descubra agora.

Em algum momento de sua vida você já se perguntou se já chegou ao nível sênior? Identificar as responsabilidades entre um profissional júnior, pleno, sênior e master/especialista é essencial, pois, dentro dessas denominações, cada um pode obter vantagens e benefícios diferenciados com base em sua experiência. Então, se você tem alguma dúvida se você é ou não um profissional de TI sênior, acompanhe esse post.

É bom lembrar, antes de continuarmos, que muitas empresas criam o seu próprio plano de carreira, determinando características próprias para cada nível de profissionais. Portanto, faremos um overview em cima do entendimento comum que se tem sobre a categoria profissional sênior, certo?

Como saber se sou considerado um profissional de TI sênior?

Segundo especialistas em carreiras profissionais, para que um profissional seja considerado sênior é preciso levar em consideração diversos fatores, como: experiência profissional, formação e responsabilidade profissional. Antes de tudo, responda as seguintes perguntas: quantos anos de carreira eu tenho? Qual é o meu nível de formação (superior, pós-graduado?) Quais as minhas responsabilidades no ambiente de trabalho? Respondeu? Então já podemos falar sobre as características que você tem que ter.

Quais as principais características de um profissional de TI sênior?

  • Ter de 5 a 8 anos de experiência em sua área de atuação;
  • Ter especializações: pós-graduação, MBA, mestrado, doutorado ou qualificação para gerenciar;
  • Ser responsável por atividades complexas e por tomar decisões estratégicas dentro da empresa;
  • Saber se comunicar bem e agir de acordo com a sua bagagem profissional;
  • Gerenciar pessoas e projetos com o aval da diretoria da empresa;

Como se vê, o profissional sênior é aquele que tem mais maturidade e que é devidamente capacitado para conduzir determinados negócios e pensar em soluções para resolver conflitos ou adversidades em seu campo de atuação, visando sempre a alcançar os objetivos corporativos da maneira mais eficiente.

Chegou o momento de avaliar: você é ou não um profissional de TI sênior?

Sim? Se for, parabéns. Há inúmeras possibilidades no mercado para profissionais do seu nível, não só em grandes empresas quanto para trabalhos autônomos, como projetos freelancers. Basta ficar de olhos abertos e analisar as oportunidades.

Se ainda não for o seu caso, continue a sua trajetória. O importante é sempre se questionar: o que preciso fazer para alavancar minha carreira? Cursos? Pós-graduação? Melhorar minha postura e comunicação profissional? Adquirir mais experiência no mercado? São questionamentos que poderão ajudar você a trilhar um caminho de sucesso.

Mantenha o hábito de se atualizar e de buscar desafios que façam você crescer. Ninguém começa de cima. Lembre-se disso.

2018-03-26T12:59:57+00:00