Nova dinâmica da TI corporativa

/, Comportamento, Comportamento Corporativo/Nova dinâmica da TI corporativa

Nova dinâmica da TI corporativa

Com o crescente surgimento de novas soluções, e a agilidade requerida pelo negócio, a área de TI das grandes empresas devem adotar uma nova dinâmica para manterem-se relevantes

É inegável que a área de TI é uma das áreas mais estratégicas para as empresas, mas este posicionamento deve vir da própria área de TI, caso contrário, sua relevância poderá diminuir para diversas soluções implantadas pelas áreas de negócio, voltando ao antigo “Shadow IT”.

Muitos líderes de TI ainda estão presos em regras antigas e desatualizadas. Já se foram os dias em que a TI dava ordens para que todos na empresa as seguissem. Também já se foram os tempos em que a própria TI era estritamente executadora de solicitações, tentando atender às demandas dos executivos.

O ritmo acelerado de mudanças mostra que as empresas não têm mais o luxo de levar meses (ou anos) para implementar projetos grandes e caros em TI. A entrega contínua e a constante interação são as novas regras do jogo.

Mudança de regras em TI

Nesse cenário, segundo Dan Tynan, as regras antigas utilizadas pela TI não são mais relevantes e novas regras entraram em seu lugar:

Regra antiga

Nova “Regra”

a TI cria as regras (e tenta aplicá-las)

os usuários criam as regras (e a TI tenta mantê-las longe de problemas)

manter os sistemas funcionando

manter os dados fluindo

não liberar até que esteja pronto

persistir até acertar

Proteger o ambiente

não confiar em ninguém

bloquear todos os dispositivos

manter seus usuários satisfeitos

escolher um parceiro e fique com ele por toda a vida

manter suas opções em aberto

Se não está quebrado, não conserte

se não está quebrado, quebre

Vemos assim que as principais responsabilidades da TI estão cada vez mais focadas na integração de dados em vários aplicativos, no gerenciamento de informações em nível empresarial e na aplicação de proteções de segurança dos dados. A TI torna as empresas mais competitivas, automatizando processos, democratizando dados e reduzindo as dificuldades do usuário.

Dica de ação para o gestor de TI

Para manter uma “oxigenação” da área de TI, tem-se mantido a lista de opções de fornecedores em aberto, assim possibilitando uma maior proximidade com soluções e novidades que vem do mercado, em especial com a transformação do Capital Humano que está ocorrendo nos últimos anos e seguirá assim nos próximos. Este é um fator determinando para a Transformação Digital.

 

Para saber mais como a TASKED pode ajudar a você e sua empresa, visite nosso site https://www.tasked.com.br/para-empresas/ ou nos envie o uma mensagem em tasked@tasked.com.br que agende uma conversa com um de nossos especialistas. 😉

2019-07-25T15:51:16+00:00