Conheça as 7 novas competências dos profissionais de TI mais buscadas pelo mercado

//Conheça as 7 novas competências dos profissionais de TI mais buscadas pelo mercado

Conheça as 7 novas competências dos profissionais de TI mais buscadas pelo mercado

Desde que a crise se instalou no Brasil e todos os setores da economia sentiram o impacto, ficou claro que haveriam medidas de urgência das empresas para se manterem ativas. Uma delas foi a contenção de gastos, que se refletiu no investimento em equipes otimizadas e multidisciplinares. Apesar do setor de tecnologia da informação ir na contramão do recesso, a preferência por profissionais que fossem capazes de gerir projetos, lidar com diferentes departamentos e manter o foco nos negócios se tornou prioridade entre as organizações. Então, profissionais de TI que possuíam capacidade técnica, mas não sabiam lidar com situações adversas, acabavam indo para o fim da fila.   

Agora que a poeira baixou e há, novamente, esperança no horizonte, essa mudança de perfil passou a ser mais do que apenas uma preferência: tornou-se uma exigência do mercado.

Mas quais são as novas atribuições e características dos novos profissionais de TI? Descubra agora.

1. Visão estratégica

Somente conhecimento técnico não é mais suficiente. É requisito básico. Agora, compreender todas as etapas do negócio e conhecer a função de cada departamento da empresa é premissa para desenvolver novos projetos e oferecer alternativas estratégicas, pensando no todo. Neste caso, os profissionais de TI atuam como facilitadores de processos e desenvolvedores de soluções integradas.

2. Gestão de projetos

Implementar soluções tecnológicas não é o maior dos desafios para os profissionais de TI. Desafio mesmo é desenvolver, executar e gerir o projeto do início ao fim, junto à equipe responsável. Ou seja, além de conduzir todas as atividades, é preciso definir metodologias internas e se atentar, não só ao cumprimento dos prazos, mas ao atendimento das expectativas. É, praticamente, executar o papel de um gestor de projetos.

3. Flexibilidade

Contratempos acontecem. Obstáculos aparecem. E o que você faz, congela? Não dá mais para ser assim. Hoje, os profissionais de TI precisam ser mais maleáveis em relação às mudanças de percurso, sendo capazes de lidarem com problemas e ainda sugerirem soluções práticas e ágeis. Ter cabeça fechada e metodologias inflexíveis não cabem na nova realidade.

4. Bom relacionamento interpessoal

Toda empresa é feita de gente. Nada mais recomendável que a contratação de pessoas que saibam lidar bem com outras pessoas. Afinal, a execução de atividades interligadas a outros departamentos é muito comum e a interação humana fará parte do seu dia a dia. Portanto, profissionais de TI que tiverem boa capacidade de comunicação e mantiverem uma relação harmônica com sua equipe e a de outras áreas, têm muito mais chances de obterem sucesso em sua carreira.

5. Busca pela inovação

Novidades surgem a todo o momento, ainda mais quando se fala em tecnologia, então, estar atento às tendências e às informações do segmento já é meio caminho andado para antecipar demandas e sugerir novos projetos que se destaquem no mercado.

6. Liderança

Há líderes natos e os que se desenvolvem com o tempo. Os profissionais de TI que tiverem a chance de gerenciar uma equipe precisam ter certas atitudes que caracterizam uma liderança. Entre elas estão: promover o trabalho em conjunto, incentivar iniciativas e reconhecer talentos.

7. Atualização constante

Achar que o conhecimento adquirido em faculdades ou em cursos profissionalizantes é o bastante para se destacar no mercado é um erro. Todos os profissionais de TI que quiserem ser bem-sucedidos precisam se atualizar diariamente. Acompanhar newsletters e notícias de sites que são referências no segmento é uma excelente dica.

Se você ainda não se adequou a esse novo perfil, é hora de se mexer. No momento, hard skills – competências técnicas – são campos básicos a serem preenchidos, portanto, trabalhe melhor suas soft skills – competências comportamentais – e seja um profissional de TI completo e, claro, requisitado pelas empresas.

2018-03-14T13:32:59+00:00