Novas tecnologias de gestão de pessoas.

//Novas tecnologias de gestão de pessoas.

Novas tecnologias de gestão de pessoas.

A economia compartilhada, mesmo rompendo o laço da aquisição de produtos físicos, conseguiu estimular o consumo e o mercado como um todo. A disponibilidade de variadas plataformas digitais que surgiram, e se aprimoraram, foi o fio condutor para haver conexão precisa, e em tempo real, entre as oportunidades disponíveis e aqueles que precisam dela.

Dentro de um cenário de economia compartilhada, fornecedores precisam oferecer algo além da experiência de adquirir um produto físico para os consumidores e gerar empatia com o público. Com o avanço dos recursos tecnológicos, a ideia de economia compartilhada e consumo colaborativo passou a ganhar força no cotidiano de organizações e indivíduos no Séc.XXI.

É a tecnologia tornando o modelo de consumo mais humano.

Nesse contexto, surgem novos modelos de contratação que passam a ser adotados.Um exemplo de novos serviços oferecidos dentro do escopo de economia compartilhada e consumo colaborativo são as HR Techs.

Startups de Recursos Humanos: as HRTechs

Trazendo tecnologias inovadoras em seus processos e produtos, o HRTech ou RH tecnológico é um novo conceito de negócios que vem sendo utilizado para modernizar a relação entre a digitalização e organização, por meio da tecnologia. Aplicada dentro do setor de Recursos Humanos, a partir de 2012, surgiram iniciativas de startups para o mercado, empresas de tecnologia estão revolucionando diversas áreas e processos, diminuindo gastos e riscos operacionais e aumentando a eficiência.

Estas ferramentas tecnológicas auxiliam os serviços de RH e outras áreas das empresas que necessitam de serviços pontuais, a se renovarem de acordo com a necessidades dos processos seletivos, com serviços menos burocráticos e ágeis, aumentando a autonomia e assim ganhando eficiência operacional.

O perfil dos candidatos tem mudado: além de causas econômicas particulares de cada região, as gerações Y e Z procuram vagas de trabalho que sejam além de um bom salário remunerado, sempre conectados e familiarizados com a tecnologia, essa geração busca qualidade de vida e empresas que tenham conectividade e mudanças significativas em seus processos seletivos.

O departamento de RH que sempre foi burocrático, lento e rígido começa a perceber o panorama favorável do mercado tecnológico, startups que investem na área, proporcionam soluções e plataformas com o intuito de conectar as duas partes envolvidas – pessoas que procuram atuação significante de acordo com suas competências, e empresas que procuram por candidatos que sejam ideais para suas vagas, para trabalho permanente ou temporário – dialogando de forma mais próxima e verdadeira.

Hoje existem diversas HRTechs, cada uma atuando em uma parte do processo de interação das empresas com o capital intelectual disponível no mercado, desde recrutamento e seleção, avaliações psicológicas e técnicas, gestão de benefícios, gestão de conhecimento e também alocação por período temporário, como é o caso da TASKED.

2018-07-26T15:01:06+00:00