4 dicas práticas para otimizar projetos de TI e alcançar os objetivos da sua empresa

//4 dicas práticas para otimizar projetos de TI e alcançar os objetivos da sua empresa

4 dicas práticas para otimizar projetos de TI e alcançar os objetivos da sua empresa

A ideia de reduzir custos e aumentar a eficiência sempre soa como algo intangível, em outras palavras, uma conta que não fecha. Afinal, como fazer uma empresa crescer diminuindo equipes, processos e, ao mesmo tempo, aumentando a receita? Eis o “x” da questão. A resposta? Basicamente, profissionais qualificados e tecnologia. Você vai ver que há formas de otimizar seus projetos de TI e ainda garantir excelentes resultados para a sua empresa.

Atente-se a essas dicas simples:

1. Antes de qualquer coisa, faça um planejamento

Ao invés de partir direto para a execução, crie um escopo de ações, defina processos e estabeleça métricas. Só assim você conseguirá ter um overview do projeto e será capaz de enxergar atividades que deverão ser delegadas e recursos a serem obtidos. Quanto mais situações adversas você conseguir antecipar, mais estratégias você poderá traçar para resolver com agilidade.

2. Recorra às novas tecnologias

Manter arquivos em nuvem, trabalhar com Big Data e utilizar sistemas que já possuam certos traços de Inteligência Artificial são alguns dos avanços tecnológicos que podem facilitar a parte operacional, proteger dados e coletar informações importantes para a execução de projetos de TI. Você precisa de rapidez, qualidade e segurança? Então conte com a tecnologia.

3. Trabalhe com metodologias ágeis

Nem todos conhecem o conceito DevOps, mas é um método que aproxima o desenvolvimento de softwares da parte operacional, com o intuito de simplificar processos, integrar áreas, reduzir o tempo de execução e alcançar a qualidade máxima do projeto. Portanto, se você quer que a sua empresa tenha maior poder competitivo e responda ao mercado com agilidade, é a chance ideal de apostar nesse modelo de atuação. Ele põe fim às falhas de comunicação de duas equipes diferentes, quando se trata da implementação de uma solução tecnológica. Como essa também existem outras metodologias ágeis de trabalho, por exemplo Scrum e SAP Activate. Procure saber mais.

4. Avalie as possibilidades de terceirizar serviços e profissionais

Nem todas as empresas têm todos os recursos necessários dentro de casa. Estamos falando de ferramentas, profissionais capacitados e estrutura. Afinal, manter uma equipe de alto padrão tecnológico dentro da empresa, pode custar caro. E muito! Então, por que não considerar a possibilidade de terceirizar seus projetos de TI para parceiros especializados, que podem fazer a entrega dentro do prazo e garantir a eficiência do trabalho? Sem falar que o custo acaba sendo muito menor. Portanto, faça um levantamento das empresas que atendem as suas necessidades e calcule. Com certeza, você identificará vantagens.

Enfim, o resumo desse post é: priorize as reais necessidades, simplifique os processos e utlize os recursos disponíveis. Só assim você será capaz executar projetos com qualidade e agilidade e, de fato, atingir os objetivos da sua empresa de maneira inteligente.

2018-03-19T17:48:35+00:00