Você já ouviu falar em SaaS?

//Você já ouviu falar em SaaS?

Você já ouviu falar em SaaS?

Uma nova forma de disponibilizar ferramentas tecnológicas e que está sendo muito usada no mercado atual, é o SaaS (ou Software as a Service). Software de grandes empresas como SAP, Oracle e Totvs, e também de Startups são facilmente disponibilizadas para o consumo de qualquer um. O SaaS é um modelo de negócios que permite baixos custos de infraestrutura, onde se pode acessar os dados de maneira remota, geralmente através de um Browser (Google Chrome, Apple Safari, etc.) ou através de aplicativos específicos disponíveis nos App Stores de computadores, tablets e celulares.

Este tipo de solução de software que fica hospedada no provedor do serviço, que está disponível na Web e pode ser acessada pelos usuários através da Internet dispensando o cliente da necessidade de implantar e manter a infraestrutura de TI.

Essa tecnologia se deu graças ao rápido crescimento e desenvolvimento da internet e com a chegada da computação em nuvem (Cloud), onde os arquivos e pacotes de serviços são disponibilizados on-line, fazendo com que o cliente não precise adquirir um hardware; tudo acontece 100% digital e sem inflar o orçamento. Desde então a nuvem cresceu sem parar, fazendo com que em 2013, o investimento mundial em serviços baseados na nuvem chegasse a 47 bilhões de dólares. Este número foi projetado para ultrapassar os 100 bilhões de dólares em 2018, de acordo com as empresas que vão aumentar os investimentos na área de serviços na nuvem.

Benefícios SaaS

Além de permitir o fácil acesso via web para as aplicações de software e dados, o grande diferencial do SaaS é que a aquisição ou a utilização das soluções podem ser feitas em forma de uma assinatura mensal ou anual. A empresa só paga pelo que utiliza, podendo pagar apenas pelas funcionalidades específicas que utilizar, e pela quantidade de usuários.

Empresas que trabalham com essa tecnologia também tem a tranquilidade de não se preocuparem com o backup de seus arquivos, pois o sistema faz a cópia de segurança que fica armazenado na nuvem, fazendo que essa tecnologia se mantenha mais confiável. Uma boa criptografia com demais metodologias de segurança, são pontos muito importantes nesse serviço de tecnologia, assim como um suporte técnico adequado que esteja sempre disponível para resolver eventuais problemas.

Soluções corporativas precisam trocar informações entre si, permitindo a automatização de processos. Isso é possível mesmo usando soluções SaaS: elas possuem API, que são rotinas disponibilizadas através de chamadas em protocolo HTTP, prontas para serem usadas sob demanda.

Soluções SaaS

Este tipo de distribuição de soluções estão se popularizando também através de serviços como o de streaming, arquivos de filmes, séries e músicas armazenados na internet, como o Netflix. Basta acessar e utilizá-lo e estando apenas conectados à internet, assim também como o Linkedin, onde empresas contratam esse serviço como uma plataforma SaaS para recrutamento, fazendo com que as empresas não tenham que fazer grandes investimentos de infraestrutura, podendo acessar os dados em qualquer lugar do mundo.

Empresas de todos os ramos e portes estão mudando o processo de adoção de novas plataformas tecnológicas, tornando-as mais práticas e dinâmicas. Inicialmente começou a se popularizar com soluções de “workplace” (como Office 365, Dropbox, etc.), depois soluções de CRM (como Salesforce, Pipedrivre, etc.) e soluções de RH (como Workday e SuccessFactors), está se tornando uma tendência para todos os softwares corporativos.

Esta forma de consumo da tecnologia irá crescer cada vez mais perante o mercado atual, melhorando a experiência virtual e conectando diversas soluções através de fluxos de trabalho.

A sua empresa já utiliza a tecnologia SaaS? Comente conosco a sua experiência.

2018-08-15T15:20:02+00:00